O CENIT – CENTRO DE INTELIGÊNCIA TÊXTIL é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal entidade associada a ANIVEC/APIV – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção.
Herdeiro das atribuições e competências do CENESTAP, o CENIT é constituído em abril de 2007.
O CENIT estabelece-se, então, como um centro de competências de “inteligência estratégica e de mercado” ao serviço dos sectores do têxtil, do vestuário e da moda nacional, que promove e harmoniza projetos privados e ações públicas, e desenvolve atividades de informação, formação, gestão de projetos e eventos, e prestação de serviços especializados.
Incumbe ao CENIT desenvolver primordialmente as seguintes ações:
- Elaborar estudos e prestar de serviços de consultadoria em matéria de projetos de investimento;
- Apoiar as empresas, as associações empresariais e a Administração Pública no diagnóstico, acompanhamento e gestão de medidas de competitividade e projetos;
- Acompanhar a conjuntura nacional e internacional relacionada com o sector;
- Prestar serviços às empresas nos domínios das várias áreas funcionais da gestão, da qualificação e formação dos recursos humanos, designadamente a dirigida aos quadros médios e superiores;
- Promover ações comerciais, missões empresariais, eventos de comunicação e imagem no estrangeiro;
- Gerir os veículos e as plataformas de informação, comunicação e negócio do sector;
Organizar conferências, seminários e workshops informativos.
O CENIT desenvolve os seus serviços e projetos sob a estratégia MODAPORTUGAL e as marcas: Jornal Têxtil; portugaltextil.com; Prinçipal MODAPORTUGAL; ShowCase MODAPORTUGAL; e Kids MODAPORTUGAL.
Na sua estrutura, o CENIT dispõe de várias unidades de competência (Innovation Unit, Intelligence Unit e International Unit) que integram uma equipa permanente constituída por técnicos superiores altamente especializados e com experiência internacional.